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Home Serviço

Rondonópolis lança livro “A cidade da gente” escrito por alunos da rede pública

Os autores são os alunos da rede pública de ensino do município. Foram doze turmas de três escolas envolvidas no projeto: EMEF Vila Paulista – Maria Ursulina de Miranda, EMEF Bonifácio Sachetti e EMEB Odorico Leocádio da Rosa

STG News Redação por STG News Redação
9 de dezembro de 2025
em Serviço
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Rondonópolis lança livro “A cidade da gente” escrito por alunos da rede pública

Divulgação

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Os patrimônios materiais, imateriais e ambientais da cidade são o tema do livro “Rondonópolis – A cidade da gente”, que foi lançado nesta terça-feira (09). Os autores são os alunos da rede pública de ensino do município. Foram doze turmas de três escolas envolvidas no projeto: EMEF Vila Paulista – Maria Ursulina de Miranda, EMEF Bonifácio Sachetti e EMEB Odorico Leocádio da Rosa. Para a construção do livro, cada turma cuidou de um tema e, em suas pesquisas, os alunos visitaram os patrimônios e receberam pessoas para falar nas escolas sobre cada assunto. O projeto envolve ainda a parceria com a escritora Luciana Nabuco e com os ilustradores Olavo Costa e Jordí para dar ao livro o acabamento de uma obra profissional.

O projeto “A cidade da gente” é produzido pela Editora Olhares e viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet –, sob responsabilidade do Ministério da Cultura. O livro de Rondonópolis teve o patrocínio da ADM, líder global em comercialização de grãos, insumos e nutrição humana e animal, e contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação.

Cada turma escolheu um tema dentre os patrimônios materiais, imateriais e ambientais da cidade para investigar e tematizar em produções textuais de diversos gêneros, do poema à fanfic. A Exposul, a Praça dos Carreiros, a Rodovia do Peixe e a Aldeia Tadarimana foram alguns deles. Para contar a história do Correio Velho, os alunos produziram cartas, expressando a sua preocupação com a continuidade de espaços relevantes à cidade e, por extensão, aos próprios alunos-autores, como é possível ver no texto da aluna Emily Vitória Almeida Freitas: “Peço que reformem o Correio Velho, por favor. Existem pessoas que moram longe demais e não têm condições de adquirir um dispositivo para enviar mensagens, por isso precisam do correio.”

Em seu texto de apresentação, o Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Alberto Pereira Júnior, comenta o impacto do projeto para a rede municipal de ensino, que receberá a doação de 2.650 exemplares para uso didático: “Vocês vão perceber que as poesias, os desenhos, as pinturas e as músicas falam de pessoas, lugares, bichos e coisas que vocês já viram, já imaginaram, já experimentaram e, o mais importante, já conheceram, pois tudo isso é Rondonópolis – a cidade da gente! O livro foi especialmente desenvolvido pelos alunos da Rede Municipal de Ensino, possibilitando a eles protagonismo e despertando encantamento, pertencimento e apreço por sua gente, seu patrimônio e sua cidade.”

A distribuição para uso didático garante que o livro fará parte da educação de gerações de novos cidadãos de Rondonópolis, que poderão aprender sobre a cidade a partir do olhar de outras crianças e adolescentes locais, como os autores da edição. Uma versão digital do livro pode ser acessada também no site do projeto, www.acidadedagente.com.br.

Divulgação

Sobre o projeto

Com livros já publicados em mais de 40 cidades nas cinco regiões do país, a coleção A cidade da gente propõe uma parceria de escritores e ilustradores profissionais com professores e alunos das escolas públicas de cada cidade abordada para contar as histórias de seus patrimônios materiais, imateriais e ambientais. O projeto foi vencedor do prêmio Retratos da Leitura 2019, promovido pelo Instituto Pró-Livro para reconhecer ações destacadas de incentivo à leitura em todo o país. Idealizado pela Editora Olhares, o projeto A cidade da gente completou 10 anos de publicações em 2025.

Processo de trabalho com as escolas é um dos valores da coleção

Cada livro da coleção conta a história de um município brasileiro a partir de seus patrimônios e o roteiro de temas locais surge a partir da interação com gestores da educação e professores das redes municipais de ensino. Cada tema se torna o projeto de uma turma e os alunos são incentivados a investigar e dissertar sobre eles, tornando-se guias literários dos escritores na cidade. Assim, eles viram protagonistas de suas próprias histórias quando o livro toma forma.

Ao narrar as histórias dos patrimônios locais com o ponto de vista das crianças, os livros da coleção têm como objetivo apoiar a perpetuação e a disseminação da história das cidades abordadas, valorizando lugares e atividades importantes da memória coletiva da cidade, além de ampliar as noções das crianças sobre sua identidade e sobre o pertencimento à cidade e à região onde vivem. O projeto é também um importante apoio ao aprendizado, trazendo uma oportunidade de que ele aconteça a partir de temas locais e de interesse próximo para as crianças, como preconiza a Base Nacional Curricular Comum, do Ministério da Educação.

“O projeto investe em uma via de mão dupla, com a pesquisa, a leitura e a escrita ajudando as crianças a valorizarem seus locais de origem e, ao mesmo tempo, aproveitando esse vínculo geográfico para estimular o aprendizado”, considera a coordenadora pedagógica do projeto Giselle Germano.

Para a ADM, apoiar o projeto é uma forma de contribuir com a educação, o desenvolvimento social e a preservação da memória de um dos municípios onde a companhia possui atuação. “É com muita satisfação que colaboramos com essa iniciativa que estimula o engajamento das crianças com a cultura local e reforça o papel da aprendizagem ativa na formação de cidadãos conscientes sobre a história e o legado das regiões onde vivem. Esse é o nosso objetivo: ajudar as comunidades a prosperarem, por meio da geração de conhecimento e da inclusão, para a construção de um futuro melhor”, ressalta Caroline Hoth, especialista em Sustentabilidade da ADM para a América Latina.

Livros da coleção se tornam referências locais

Produzido em geral em pequenos e médios municípios, os livros da coleção tendem a se tornar importantes referências de conhecimento para as cidades participantes, com linguagem acessível mesmo para quem não tem hábito de leitura e com a vantagem de trazer o ponto de vista das crianças locais.

Para garantir que o livro se perpetue nas escolas da rede pública de cada cidade, são distribuídos gratuitamente entre elas 2.600 exemplares de sua tiragem e oferecida uma formação de professores para reunir ideias de uso em diferentes disciplinas, estimulando o uso pelas turmas ano a ano, em temas diversos, por muitas gerações.

Sobre os profissionais envolvidos Luciana Nabuco

Jornalista, tradutora, escritora e artista visual, nasceu no Acre e desde 2003 trabalha com a temática afro-indígena brasileira.

Olavo Costa

Quadrinista e ilustrador paulistano, adora desenhar desde criança. Formou-se em Artes Plásticas pela ECA-USP e, em mais de dez anos de carreira, ilustrou para revistas, jornais, álbuns de quadrinhos e dezenas de livros infantis e infanto-juvenis em parceria com escritores e artistas como Lourenço Mutarelli, Vincent Villari e Regiane Alves.

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Tags: AlunosLivroMato GrossoPatrimônio culturalRede públicaRondonópolis
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