• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Artigos

Sabe o que é Assessoria de Imprensa?

Atividade da comunicação corporativa serve de ponte entre a empresa e seu público

STG News Redação por STG News Redação
21 de junho de 2021
em Artigos
0
Sabe o que é Assessoria de Imprensa?

Crédito da imagem: Freepik

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

Por Amanda Costa*

A assessoria de imprensa é uma das atividades de comunicação corporativa, que visa à conquista de mídia espontânea por meio do relacionamento entre marcas e jornalistas de veículos de comunicação. Entenda-se por mídia espontânea a menção positiva de uma marca em conteúdo de caráter editorial. A conquista de mídia espontânea pode ter como finalidade tanto menções edificantes à marca quanto o gerenciamento de menções negativas, como ocorre em crises envolvendo empresas.

A atividade de assessoria de imprensa está sob o guarda-chuva de “relações com a mídia”, que segundo Martinuzzo,

“a assessoria de imprensa faz intermediação entre fonte e jornalista, não sendo seu papel precípuo portar-se como fonte ou mesmo editor dos trabalhos das redações”.

A assessoria de imprensa é uma espécie de “ponte” entre a empresa e o seu público, mais especificamente entre os jornalistas das redações e as fontes da empresa. Isso porque, ainda hoje, os meios jornalísticos (jornal impresso, rádio, televisão e on-line) são responsáveis, em boa medida, por essa produção de realidade mediada. Mesmo que as redes móveis tenham permitido o acesso direto entre fonte e jornalista, sem a habitual barreira dos assessores, a assessoria de imprensa continua sendo importante — talvez mais importante ainda nesse novo cenário.

Como o jornalismo, a assessoria de imprensa trabalha a partir de fatos. Por isso, rumores, mentiras e invenções não devem fazer parte da pauta dos assessores. Eles devem sempre ofertar, às redações, informações objetivas e garantir as condições necessárias para que os jornalistas façam seu trabalho, como acesso facilitado às fontes, informações de qualidade sobre os assuntos da pauta e disponibilidade durante o processo de apuração.

Nesse novo modelo on-line, as organizações, por meio de seus assessores, trabalham para estar onde seus públicos estão. Como toda hora pode ser hora de comunicação institucional e como, hoje, a imagem das instituições e dos indivíduos sofre por análises constantes, a assessoria de imprensa é cada vez mais importante, provando-se uma área promissora para os jornalistas em formação.

Amanda Costa 

Jornalista especialista em Jornalismo Literário pela ABJL. Atua como assessora de imprensa da AMORA Comunicação e professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da UNIALFA.

    Tags: Assessoria de ImprensaMarketingUNIALFA
    Post Anterior

    Em MS, produção industrial tem melhor resultado sobre o mês de maio desde 2010

    Próximo Post

    O recuo do empreendedorismo brasileiro

    Próximo Post
    58 mil empresas são acionadas pela Receita sobre inconsistências

    O recuo do empreendedorismo brasileiro

    Deixe um comentário Cancelar resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    YELLOT-300x600
    rizzo 300x600px
    • Redação
    • Publicidade
    • Código de Ética
    • Termos de Uso

    Browse by Category

    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Artigos
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Carreira
    • Colunistas
    • Cooperativas de Crédito
    • Direitos
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fim de Semana
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Negócios
    • Podcast
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Sem categoria
    • Serviço
    • Vídeos
    • Viviana Melo
    • Goiás
    • Tocantins
    • Distrito Federal
    • Mato Grosso
    • Mato Grosso do Sul
    • Leitura Estratégica

    © 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

    Nenhum resultado
    Ver todos os resultados
    • Home
    • Negócios
    • Artigos
    • Carreira
    • Colunistas
    • Entrevistas
    • Eventos
    • Fim de Semana
    • Podcast
    • Revista
    • Parceiros

    © 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

    Bem vindo!

    insira as credenciais para acesso!

    Esqueceu sua senha?

    Recuperar senha

    Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

    Entrar
    Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade