Por Isabela Magalhães
O Scrum se tornou a nova tendência do planejamento organizacional. Capaz de fazer com que times trabalhem como uma unidade em prol de uma mesma meta, essa metodologia ágil trata-se de um método de trabalho realizado através de pequenos ciclos de atividades, com o propósito de alcançar os objetivos e resultados chave de um time e, consequentemente, de uma empresa.
Em um mundo empresarial focado na boa gestão de tempo e de pessoas, aplicar esse recurso pode ser um grande diferencial na organização de tarefas. Isso porque, além do foco em soluções para a gestão de processos, ele é utilizado com o objetivo de reduzir a falta de planejamento, diminuir as mudanças constantes de requisitos e amenizar falhas de comunicação internas e externas.
Podemos pegar como base de discussão o estudo “Agilidade na América Latina em 2022”, o qual mostra que oito a cada dez empresas já utilizam o Scrum. Além disso, 67% dos entrevistados acreditam que a adoção da agilidade resultou em melhoras para a organização, 63% disseram que a confiança entre a equipe melhorou, 62% afirmaram ter melhorado suas habilidades de gerenciar prioridades e 61% disseram que houve um aumento na produtividade de seus profissionais.
Parte de toda essa fama se dá por conta de sua característica de adaptabilidade, permitindo com que esta metodologia seja aplicada em qualquer nicho. Na Yellot, por exemplo, uma empresa com soluções em energia solar, a utilização desse framework possibilita que o time tenha objetivos claros e alinhados com a expectativa de crescimento da empresa. Além disso, colabora com a transparência dos resultados, para que todos os colaboradores entendam o que está sendo feito, o que já foi conquistado e qual é a visão de futuro da empresa. Lembrando também que é um fator indispensável na integração entre todos os departamentos, que possuem inter relações no desenvolvimento de várias tarefas.
De forma geral, o Scrum gira em torno de uma Sprint. Essa etapa possui ciclos que podem durar uma semana, duas semanas ou até um mês, podendo variar de acordo com a necessidade de cada time. Dentro da Sprint temos alguns eventos como a daily (reunião diária), a planning (reunião de planejamento), a review (análise do que foi desenvolvido) e, por fim, a sprint retrospective, que fecha o ciclo identificando o que funcionou bem e o que precisará de melhorias.
Todas essas cerimônias são pensadas e desenvolvidas para alinhar o que já foi feito pela equipe e planejar quais serão os próximos passos. Com isso, o time consegue se comunicar de forma transparente, dando espaço para ações mais assertivas nas próximas demandas.
A princípio, pode ser que você pense no Scrum como uma metodologia voltada apenas para grandes empresas, mas não se engane, organizações de todos os portes podem se beneficiar dessa metodologia. Imagine que, quanto antes aplicado à empresa, mais forte será a base para que novos colaboradores entrem no ritmo de agilidade. O mercado está crescendo e precisamos nos adaptar, nos reinventar para alcançar desafios cada vez maiores.
Isabela Magalhães
Engenheira Eletricista, brasiliense com coração goianiense, focada em sustentabilidade, apaixonada por se conectar com pessoas e estar sempre em busca de conhecimento. Atua como Product Owner (PO), na precificação de projetos e no suporte técnico como head de Orçamentos na Yellot, empresa referência em soluções de energia.