Nesta terça-feira, 19, o Sebrae Goiás entregou ao prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, o Relatório Técnico sobre a Simplificação do Processo de Abertura, Alteração e Baixa de Empresas em Goiânia. A cerimônia de entrega foi realizada na sede da instituição e contou com a presença de secretários municipais, gestores do Sebrae e instituições parceiras, como a Junta Comercial do Estado de Goiás, o Corpo de Bombeiros Militar, o Conselho Regional de Contabilidade e a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
Idealizado e conduzido pelo Sebrae Goiás, o estudo é resultado de uma consultoria estratégica que envolveu diagnóstico, mapeamento e proposição de melhorias nos fluxos administrativos relacionados à formalização empresarial. A iniciativa contou com o apoio institucional da Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Eficiência, e mobilizou um grupo de trabalho formado por representantes do poder público e consultores técnicos especializados.
O documento, elaborado entre os meses de maio e junho, detalha o mapeamento dos fluxos, processos e procedimentos e sugere oportunidades de melhorias nos micro e macrofluxos dos processos que impactam os alvarás e licenças para empresas em Goiânia. O foco é a otimização e modernização dos serviços públicos municipais voltados à formalização empresarial.
Segundo o diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos, a entrega do relatório representa um marco importante para fortalecer os pequenos negócios na cidade e ampliar o ambiente de empreendedorismo.
“Temos uma oportunidade enorme de simplificação e aumento da eficiência dos nossos empreendedores no município de Goiânia. Temos muitos atores empenhados em proporcionar a facilitação no que compete à gestão pública”, afirmou o superintendente.
Ao ressaltar a relevância da simplificação de processos para o ambiente empresarial, o diretor técnico do Sebrae Goiás, Marcelo Lessa, elencou alguns dados que demonstram a força do empreendedorismo local. “Hoje, Goiânia está entre as cinco capitais do país com menor taxa de desocupação. Além disso, o município gerou 16.792 novos postos de trabalho em 2025 e 61% deles foram gerados pelos pequenos negócios, então a capital tem um papel fundamental na oferta de empregos do estado. Em Goiânia, são 295.167 empresas ativas e 93% delas são pequenos negócios. Temos, inclusive, a maior taxa de empreendedorismo entre as capitas do Centro-Oeste e a sétima maior taxa do Brasil”, exemplificou o diretor.
Por sua vez, o prefeito Sandro Mabel destacou a pertinência da parceria com o Sebrae Goiás e reforçou o compromisso da gestão municipal em tornar Goiânia mais competitiva. “O Sebrae tem sido sempre um parceiro. Essa melhoria de processos visa facilitar a vida do empreendedor e, por isso, fico muito feliz em ver a simplificação no processo de aberturas e baixas de empresas. Temos muitas coisas para simplificar. É disso que precisamos: fazer com que os processos funcionem”, afirmou o prefeito durante o recebimento do relatório.
O secretário municipal de Eficiência, Fernando Peternella, reforçou que a prefeitura já trabalha para colocar em prática algumas das medidas apontadas. “Existe uma determinação do prefeito Sandro Mabel para a desburocratização, informatização e melhoria no serviço ao cidadão e ao contribuinte. A construção desse relatório é um grande passo, já que a gente atinge uma grande camada da sociedade, que é o pequeno empreendedor. A simplificação dos processos é a nossa meta e, com certeza, esse documento vai contribuir para isso. A partir de agora, precisamos fazer o acompanhamento do que foi exposto para melhorar os fluxos e diminuir as etapas dos processos”, ressaltou.
Já o secretário de Inovação e Transformação Digital, Fábio Christino, que também participou da entrega do relatório, destacou o papel estratégico do Sebrae no apoio às ações de modernização da prefeitura e lembrou ações já em andamento. “Quando temos o Sebrae apoiando as iniciativas, temos uma capacidade de entrega muito grande. Não esperávamos nada menos que o melhor no mapeamento desse processo para gerar mais eficiência na prefeitura. O mesmo acontece no projeto Cidades Inteligentes, que é apoiado pelo Sebrae e envolve uma determinação do prefeito para deixar a cidade mais resiliente e entregar melhor os serviços para a população através da tecnologia”, explicou o secretário.
O Sebrae Goiás reforça que o relatório entregue é um ponto de partida para transformar a experiência de quem deseja empreender na capital, promovendo um ambiente de negócios mais simples, ágil e competitivo. “Esse foi um trabalho conjunto e que trouxe um mapeamento bem estruturado. Inclusive, fizemos e continuamos implementando um trabalho em parceria com o Corpo de Bombeiros que se tornou referência a nível nacional. Com o licenciamento facilitado implementado junto da corporação em um ano e meio, 200 mil micro e pequenas empresas goianas foram beneficiadas. É o que estamos propondo para a Prefeitura de Goiânia e que, sem dúvidas, vai contribuir para o nosso ambiente empreendedor. Estaremos juntos nesse processo”, complementou o analista de Políticas Públicas do Sebrae Goiás, Allan Máximo.
____________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi