Atualmente o número de microempreendedores individuais (MEIs) em Goiás é de 437.812, o que representa 59% do total de pequenos negócios no estado. Esse e outros importantes dados fazem parte de uma pesquisa feita pelo Sebrae para saber o perfil e identificar as principais necessidades dos MEIs em Goiás. Por toda a relevância socioeconômica dessa categoria de empreendedor, o Sebrae realiza, todos os anos, a Semana do MEI. Este ano, a 14ª edição do evento será realizada de 22 a 26 de maio em todo o estado.
Durante a semana, os empreendedores podem participar de palestras, workshops, cursos, oficinas e atendimentos gratuitos oferecidos pela instituição e outros parceiros. A programação conta com mais de 174 ações em 74 municípios do estado. Em 2022, Goiás realizou 8.805 atendimentos, e a meta deste ano é um desafio: realizar 9.600 atendimentos a microempreendedores individuais ou empresários que pensam em montar o próprio negócio.
A ação tem como objetivo orientar e capacitar empreendedores formalizados para melhoria e desenvolvimento do seu negócio e é voltada também a potenciais empreendedores que pretendem se formalizar. “As principais vantagens para os MEIs incluem a oportunidade de aprender novas habilidades e técnicas para melhorar o negócio, além de obter informações sobre as tendências do mercado e como se manter competitivo”, explica Thalita Dias, analista e gestora estadual da Semana do MEI no Sebrae Goiás.
Os MEIs também podem aproveitar a semana para esclarecer dúvidas sobre a formalização do negócio e conseguir orientações sobre finanças e marketing. Os atendimentos acontecem nas 12 agências do Sebrae Goiás, nas Salas do Empreendedor e também serão feitos pela rede de consultores credenciados e pelos parceiros.
Para conhecer a programação, os interessados podem acessar diretamente o site https://vitrine.sebraego.com.br/mei para visualizar as ações no seu município. A gestora estadual do evento adianta que serão oferecidas uma gama de atividades com temas sobre finanças, marketing, empreendedorismo, planejamento e legislação específica para os microempreendedores individuais. “Também teremos orientações sobre crédito, uma das principais dúvidas dos empreendedores”, ressalta Thalita.
As inscrições para as ações da Semana do MEI podem ser feitas pelo site. Para as capacitações, o número de vagas é limitado, e a gestora orienta os interessados a fazerem as inscrições com antecedência. Thalita ainda explica que nos pontos do Sebrae, os atendimentos serão feitos por ordem de chegada.
Além de todos esses eventos presenciais, a Semana também conta com toda uma programação on-line com orientações de especialistas para as várias áreas de atuação do MEI, que pode ser acessada aqui: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/MEI/eventosonline#2305
MEIs representam cerca de 60% das empresas em Goiás
Atualmente o número de MEI em Goiás é de 437.812, o que representa 59% do total de pequenos negócios no estado. Os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Valparaíso e Luziânia possuem o maior número de MEIs. O maior quantitativo de empresas está registrado no setor de serviços (47%), seguido do setor de comércio (32%) e indústria (11%).
Esses dados fazem parte de uma pesquisa feita pelo Sebrae Goiás para saber o perfil e identificar as principais necessidades dos microempreendedores individuais do estado. A coleta de dados foi feita entre os dias 14 e 24 de abril deste ano. A base de erro está em 5%, com nível de confiança de 95%.
Os três segmentos com maior número de empresas inscritas são, respectivamente: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (7%); cabelereiros, manicure e pedicure (7%); e setor de promoção de vendas (5%). A pesquisa mostra que a maioria dos microempreendedores individuais de Goiás é do gênero masculino (56%) na faixa etária de 31 a 50 anos (55%). A capital Goiânia concentra 28% dos MEIs cadastrados no estado.
Para se ter uma ideia da importância dos MEIs, em 70% dos casos a renda individual do(a) empreendedor(a) é exclusivamente oriunda de sua atividade como MEI, e em 55% dos casos a principal fonte de renda da família também é o empreendimento. A renda mensal média da família se concentra entre dois e quatro salários mínimos (61%).
A pesquisa mostra que as principais motivações para empreender são: ter independência (52%) e a necessidade de ter uma fonte de renda (33%). E o principal motivo que levou os(as) empreendedores(as) a se formalizarem como MEI foram os benefícios do registro formal (27%), seguido pela baixa carga tributária (21%) e benefícios do INSS (21%).
Já as principais dificuldades apontadas pelos entrevistados atualmente na gestão do empreendimento são: falta de crédito (57%) e a expansão do negócio (39%). Já os temas que mais interessam aos empreendedores são: administração financeira (44%), benefícios e/ou obrigações do MEI (28%) e vendas pela internet (28%).
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi dividida em duas etapas. A primeira trouxe dados secundários relativos ao perfil do MEI em Goiás. Os dados foram extraídos da base da Receita Federal disponível no DataSebrae e no Portal do Empreendedor do governo federal. A segunda etapa trouxe os resultados de pesquisa primária realizada com MEIs que foram atendidos pelo Sebrae Goiás. A pesquisa completa será publicada em breve no site do Sebrae Goiás, https://vitrine.sebraego.com.br/mei/
SERVIÇO – Semana do MEI
21 a 26 de maio
Programação presencial e inscrições: https://vitrine.sebraego.com.br/mei/
Programação on-line e inscrições: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/MEI/eventosonline#2305