Por Alvacir Reis Filho
Seja FIGITAL! Em meio ao caos, use o marketing digital como bússola para descobrir novos rumos e oportunidades.
Que fase estamos vivendo não é mesmo meus amigos?! Como ter previsibilidade financeira e econômica diante de tantas incertezas? Tirando uma foto do cenário atual temos: dúvidas políticas, reformas estagnadas, crédito caro, inflação em alta, crise sanitária, desconjunturas diversas, sem falar dos desafios emocionais cotidianos, e o que se revela é um mar revolto. E quando se olha pra frente, o que se vê é névoa, difícil enxergar a frente do barco assim. Tempo de navegar com cautela e inteligência.
Neste contexto, no que tange à comunicação corporativa, o conceito de figital (físico + digital) surge para cravar o óbvio: não tem volta, ou sua empresa está on-line ou está off. E não tem essa de que alguns segmentos (ouço muito sobre commodities) não precisam do digital. Talvez o que muita gente não tenha percebido é o quanto é possível crescer e melhorar tendo braços digitais.
Buscar por oceanos mais calmos pode ser mais fácil no universo digital. Criar, para o mundo se for o caso, com foco em resultado, conteúdo de qualidade, utilizando as redes sociais de maneira coerente, com um bom site que não seja apenas institucional, mostrando o que você é ou vende, mas também que seja capaz de gerar leads e lucro para sua equipe comercial. Sem falar em Ecommerce, Market Place, Automação, Inbound, WhatsApp Business, e uma dezena de novas ferramentas que fazem tudo parecer tão simples (mas não é, sem ilusões aqui) podem fazer com que sua empresa mude a visão ao enxergar e entender que o digital não será a reposta pra tantas inseguranças atuais, mas pode sim trazer fôlego pela alta capacidade de customização, segmentação e personalização de campanhas e mensagens.
Segundo Paulinho da Viola em sua épica canção, Argumento: “Faça como o velho marinheiro, que durante o nevoeiro, leva o barco devagar…”, motivo dessa reflexão, entendo que o mar revolto nem sempre é uma condição eterna e que a névoa pode se dissipar através do universo digital.
Vamos em frente.
Alvacir Reis Filho
CEO da Goby Comunicação
Publicitário e empresário
Parabens Alvacir, muito bom artigo