O agronegócio desempenha um papel de grande relevância na economia brasileira e tem sido cada vez mais reconhecido como um setor crucial para o crescimento do país – até setembro de 2023, o desempenho parcial indicava que o PIB do agronegócio poderia atingir R$ 2,62 trilhões, representando 24,1% do PIB nacional.
Um dos líderes na produção de grãos e com forte presença nas exportações, o estado de Goiás está se consolidando como um dos pilares desse mercado, destacando-se pela competitividade, atração de indústrias e pela geração de empregos.
O Senar Goiás, em parceria com A FIA Business School, realiza o Programa de Formação de Líderes do Agro – LIDER GO, com o objetivo de desenvolver o potencial competitivo do agronegócio local e desenvolver pessoas e organizações do setor por meio da formação de novas lideranças para o estado.
“Com mais de 40 anos de mercado e excelência na formação executiva em todo o Brasil, a FIA Business School desenvolveu um curso personalizado, com módulos que podem contribuir com projetos de melhorias para o ambiente organizacional, valorizando ainda mais o mercado do agronegócio local”, destaca Roberto Sbragia, presidente da FIA Business School.
O curso é custeado pelo Senar GO e conta com aulas de professores da FIA Business School. Como parte das atividades do programa, também são realizadas palestras com especialistas convidados, abordando temas como economia, inovação, tecnologia e comunicação.
Para o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, o programa foi planejado para dar a mais alta capacitação para a formação de potenciais líderes para o setor agropecuário em Goiás, a exemplo de outros estados. “Capacitamos e qualificamos pessoas que tem o potencial para se tornarem grandes líderes e futuramente representar e impulsionar o setor agropecuário em Goiás e no Brasil”.
A turma é composta por 45 alunos, incluindo lideranças políticas do poder legislativo no agronegócio, presidentes e membros da diretoria de sindicatos rurais do estado, como nos municípios de Jataí, Hidrolândia, Cromínia e Barro Alto, assim como membros do Senar, todos selecionados por meio de edital. O corpo docente é formado por especialistas em diversas áreas do agro, como Tejon Megido, professor da FIA Business School e eleito personalidade do agronegócio em 2023 pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG).
“Em paralelo às aulas, eles desenvolverão projetos de engajamento nos quais estarão envolvidos com a identificação de soluções para problemas ou de oportunidades locais, por meio de diagnóstico, plano de ação e implementação. No último dia do curso os resultados serão apresentados, uma prática importante para a troca de experiências, como também para incentivar a aplicação do aprendizado que tiveram ao longo do curso”, afirma a professora Christiane Leles, Coordenadora Adjunta da FIA Business School e uma das responsáveis pelo projeto.