O setor de franquias cresceu 13,8% em 2023, alcançando um faturamento de R$ 240,661 bilhões. Alimentação Food Service (17,9%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,5%) e Hotelaria e Turismo (16,4%) foram os segmentos que mais puxaram o crescimento.
Esses dados são do balanço apresentado pela ABF na última quinta-feira (08), onde revelou a liderança do setor de Alimentação neste ano, responsável por abrigar os ramos de atividade: Fast food, Alimentação Especializada e Alimentação Varejo.
O levantamento mostra que o avanço e a expansão do mercado de alimentação não parou no Brasil.
Para Edmar Mothé, CEO da Bio Mundo – rede de franquias de produtos naturais e alimentação saudável, o mercado de alimentação vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e a expectativa é que isto se intensifique ainda mais em 2024. “De alguns anos para cá, o público criou e permanece criando consciência dos impactos positivos que uma alimentação equilibrada exerce em sua vida. Isso alavancou o mercado, refletiu no país como um todo e diretamente no meio das franquias que trabalham com alimentação”, declara.
“Podemos afirmar que, até mesmo a pandemia da COVID-19 ‘acelerou’ a demanda por um estilo de vida saudável, a busca por um bem-estar diário e a melhora da imunidade”, reitera o CEO.
Segundo um levantamento da consultoria Euromonitor Internacional, entre os anos de 2015 e 2020, o setor cresceu 33% em todo o país – a estimativa, à época, era de que, até 2025, este segmento crescesse mais 27%.
Mothé acredita que, “justamente pelo fato de o mercado de alimentação saudável já ser uma tendência consolidada”, o ano de 2024 apresenta-se com um potencial enorme de crescimento, “diferente de outros segmentos que possuem um ‘boom’ e depois naturalmente se inserem numa rota de queda”.
A Bio Mundo é referência no setor pela sua abrangência em todo o estado e sua variedade de produtos disponibilizados em suas unidades. “No ano de 2023 vendemos mais de R$225 milhões, o que representou um crescimento de mais de 20% em relação ao ano passado. Superamos nossas projeções para o ano.” anuncia Edmar.
Para ele, esse ‘’boom” também ocorreu devido à carência de lojas e produtos que o público enfrentava. “Nossa intenção desde o início foi atender a todas as necessidades no que se refere, saúde, estética e bem-estar. Nosso diferencial foi justamente trazer a loja mais completa do Brasil com produtos a granel (temperos, castanhas, chás, etc), produtos naturais (diet, light, integrais, orgânicos, sem glúten, sem lactose, vegano, etc) e uma linha completa de nutrição esportiva em um único lugar. Fomos a primeira marca a bater o recorde de montar 23 lojas próprias em 1 ano e meio partindo da base zero”, celebra ele..
Com forte plano de expansão pelo país, a Bio Mundo foi a única empresa do segmento que conquistou o Selo de Excelência em Franchising, da Associação Brasileira de Franchising (ABF) em 2022, um indicador nobre, que visa destacar os esforços, performance global, aspectos operacionais, econômicos e de relacionamento com seus franqueados.
A empresa estabelece metas agressivas de crescimento, planeja se tornar a primeira rede do segmento e atingir a marca de R$ 500 milhões até 2026, com operação em todos os estados do país.