Entrevista – Sicoob Cooprem
O Sicoob Cooprem, em Jataí (GO), vai inaugurar mais uma agência na cidade goiana, com um projeto de alto padrão para atender o público empresarial, pessoa física e também a área rural. Na entrevista a seguir, o presidente da cooperativa, Lazaro Alberto Leal Nascimento, destacou que já existe um plano de expansão do Sicoob Cooprem, que será colocado em prática ainda neste segundo semestre. Além disso, a cooperativa reforça o foco em trabalhar com crédito rural.
A cooperativa vai abrir uma nova agência?
Sim, o projeto já está em andamento para abrir essa nova agência, que será de alto padrão, para atender a classe mais elitizada, com dois ambientes, e também com um projeto de atender os produtores rurais, já que a cidade de Jataí é agrícola e já pleiteamos essa demanda ao Banco Central. Nessa nova agência, vamos atender o público empresarial, pessoa física e também a área rural.
Quando estará funcionando?
A previsão é para até o final de agosto ou início de setembro abrir a agência. Já compramos tudo e a obra está em andamento. Mas esse prazo pode mudar, porque construção sempre é difícil. Devemos seguir esse cronograma e abrir essa nova agência na região nobre da cidade.
A cooperativa tem um plano de expansão?
Estamos trabalhando nisso. Fizemos uma reformulação estatutária recentemente e colocamos várias cidades nesse novo plano de expansão. Agora, no segundo semestre, começa a negociação com o Banco Central e o CCS (Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional), para abrir novas áreas e, a partir do ano que vem, esperamos a autorização para alguma cidade do sul de Goiás ou no Estado do Mato Grosso do Sul, para começarmos nossa expansão.
Crédito rural é um foco também neste momento?
Crédito rural é uma meta antiga nossa e estamos lutando por isso, porque a região de Jataí é muito agrícola, é o que fomenta a cidade. Estamos correndo atrás e estamos também com um projeto no Banco Central; em breve seremos autorizados a trabalhar com crédito rural.
Coluna Cooperativas de Crédito
Aqui você conhece mais sobre o universo do cooperativismo de crédito em Goiás. O objetivo do Sistema OCB/GO é mostrar, nesse espaço, as oportunidades e avanços do setor. Sim, as cooperativas financeiras têm taxas e tarifas melhores que o mercado. Também não abrem mão do atendimento humanizado e personalizado, mesmo com toda a riqueza tecnológica. Mas vão além. Em franca expansão, as coops de crédito seguem promovendo a inclusão financeira de milhares de pessoas, fomentando a economia nos municípios de todo o Estado e País, inclusive nos menores, onde os bancos não querem estar.