Entrevista – Sicoob Empresarial
O Sicoob Empresarial, de Rio Verde, chegou aos 15 anos, em setembro, celebrando a expansão física da cooperativa, o crescimento da carteira de cooperados, a ampliação e a profissionalização do quadro de colaboradores. Criada para atender empresas que integravam a Associação Comercial e Industrial de Rio Verde, no Sudoeste de Goiás, a cooperativa de crédito atende, hoje, todos os perfis de público, com forte atuação entre produtores rurais, já que a região é referência em agronegócio. A diretora Operacional e de Riscos do Sicoob Empresarial, Lenise Faria de Oliveira Mendes, comenta, nesta entrevista, sobre o significativo crescimento da instituição nos últimos anos. Confira, a seguir.
O Sicoob Empresarial completou 15 anos de atuação na região Sudoeste de Goiás. Qual é o balanço da trajetória da cooperativa até aqui?
Em 2007, o Sicoob Empresarial foi criado para atender as necessidades de empresas e empresários que faziam parte da Associação Comercial e Industrial de Rio Verde (ACIRV). Em 2011, se tornou cooperativa de livre admissão e, em 2014, conquistou sua própria fachada como parte da migração para seu espaço exclusivo que antes era dividido com a ACIRV. Em setembro deste ano, a cooperativa completou 15 anos. Nesse tempo, tem conquistado espaço na cidade de Rio Verde. Um marco importante conquistado esse ano foi a abertura da sua segunda agência no município, no bairro Cidade Empresarial.
Atualmente, onde se concentra a atuação do Sicoob Empresarial? Qual é o perfil dos cooperados?
Estamos exclusivamente com agências em Rio Verde, mas a associação digital nos permite ter associados em qualquer outro município. A cooperativa antes era exclusivamente empresarial, no entanto, agora é de todos, atendendo todos os públicos. Como somos de livre admissão desde 2011, a cada dia temos aumentado a quantidade de pessoas física e, principalmente, de produtores rurais, devido à região que estamos localizados que é referência no agronegócio.
Como foi o desempenho do Sicoob Empresarial nos últimos anos com a crise econômica provocada principalmente pela pandemia? A cooperativa precisou se adequar de alguma maneira para passar pela crise?
No período de pandemia, nós contamos e, precisamos aqui destacar, com a dedicação dos nossos colaboradores, que foi fundamental para passarmos por esse período. Não fechamos a agência nenhum dia. Hoje, a principal consequência que temos desse período é o crescente atendimento via aplicativos de mensagens. Nossos cooperados durante e após a pandemia têm exigido bastante dedicação nossa para atendimento a distância, mas nunca deixamos de atendê-los da melhor forma possível. Além do mais, devido a uma grande quantidade de empresas, a cooperativa apoiou diversas empresas fechadas, por meio da concessão de crédito com o fundo garantidor Pronampe.
Qual o maior desafio enfrentado por uma cooperativa de crédito nesse atual momento econômico do País?
Estamos em um cenário de incertezas políticas, com mudança de gestão presidencial, que afeta diretamente nossa economia e o resultado da cooperativa, considerando como base a taxa Selic, que é um instrumento de política monetária utilizada pelo Banco Central para controlar a inflação. Outro fator importante a ser destacado é o desenvolvimento do agronegócio na região, que grande parte dos nossos cooperados depende dele, de forma direta e indireta.
Na história da cooperativa, qual conquista é possível ser destacada como principal motivo de comemoração?
Em 2014, saímos de dentro da ACIRV para a nossa sede e tivemos um grande crescimento de cooperados e ativos. Em 2022, conquistamos nossa segunda agência e, em 2023, conquistaremos nossa terceira agência em Rio Verde, além da mudança de endereço da nossa sede com amplo espaço para melhor atendimento ao nosso cooperado.
Qual recente conquista do Sicoob Empresarial merece ser destacada?
O ano de 2022 foi marcado por uma grande estruturação no nosso quadro interno. Grandes investimentos foram feitos em nossos colaboradores, desde treinamentos coletivos e individuais (mentorias) até a melhoria da nossa estrutura física. Crescemos o nosso quadro de colaboradores em 25%, todo esse investimento está sendo feito para cumprir com a nossa visão de ser referência em cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas e comunidade. Temos o principal objetivo de atender melhor nosso cooperado, que hoje ultrapassou a marca de 3.600. Em 2023, alcançaremos os 5.000 cooperados.


Coluna Cooperativas de Crédito
Aqui você conhece mais sobre o universo do cooperativismo de crédito em Goiás. O objetivo do Sistema OCB/GO é mostrar, nesse espaço, as oportunidades e avanços do setor. Sim, as cooperativas financeiras têm taxas e tarifas melhores que o mercado. Também não abrem mão do atendimento humanizado e personalizado, mesmo com toda a riqueza tecnológica. Mas vão além. Em franca expansão, as coops de crédito seguem promovendo a inclusão financeira de milhares de pessoas, fomentando a economia nos municípios de todo o Estado e País, inclusive nos menores, onde os bancos não querem estar.