Premiado pelo Instituto Sicoob em 2024 como uma das singulares do Sistema Sicoob que mais impactou a comunidade com suas ações de educação financeira, o Sicoob UniCentro Br participou mais uma vez da Global Money Week (GMW) – campanha global da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) voltada à promoção da educação financeira. Nesta 13ª edição da iniciativa, realizada entre 17 e 23 de março, a cooperativa de crédito realizou palestra, e no Colégio Arco-íris, em Goiânia (GO), sobre as questões financeiras, econômicas e sociais presentes na obra clássica da literatura brasileira “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo.
De acordo com o educador financeiro do Sicoob UniCentro Br, Gabriel Garola, que está à frente dessas iniciativas, a cooperativa desenvolve ações durante todo o ano com essa finalidade de educar financeiramente as comunidades nas quais está inserida, mas é na Global Money Week que dão boas-vindas às semanas sistêmicas anuais. “A cooperativa participa durante o ano de quatro semanas estratégicas, além da GMW, que são a Semana Nacional de Educação Financeira (Semana ENEF), a Semana do Cooperativismo e a Semana Mundial do Investidor. Nelas temos oportunidades de levar nossos educadores financeiros para que eles desenvolvam de forma ainda mais intensa ações junto à comunidade”, comenta.
Somente em 2024, a cooperativa foi premiada três vezes pelo Instituto Sicoob por suas iniciativas nestas campanhas, que reforçaram o compromisso da instituição com a disseminação de conhecimentos financeiros. “A cooperativa possui um apreço muito grande pela GMW, que faz a abertura dessa programação, principalmente porque no ano passado, dentro do Sistema Sicoob, fomos a cooperativa que mais impactou pessoas no período”, destaca. Em 2025, Garola pontua que junto aos alunos do Centro Universitário Anhembi Morumbi, temas importantes como o consumismo e a psicologia do consumidor foram tratados. “Abordamos também como o cartão de crédito, que é entendido como um vilão, pode ser um aliado, na prática”, acrescenta.
Garola comemora ainda a adesão significativa dos alunos do ensino médio do Colégio Arco-íris de Goiânia, durante a análise da obra “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo, que coloca em foco muitas questões socioeconômicas da sociedade brasileira da época. “Por meio desta obra do movimento naturalista brasileiro, nós analisamos como aquele cenário se insere no contexto econômico e como a educação financeira pode nos ajudar a interpretá-los, bem como perceber de que forma assuntos daquele período, ainda hoje, podem ser identificados em nossa sociedade”, afirma.
Educação financeira infantil
Para o educador financeiro Gabriel Garola, utilizar a literatura como parte das ações é ainda uma forma de enaltecer a cultura e o papel da leitura na formação cidadã da população, o que se oportuniza ainda mais com as datas comemorativas do mês de abril, a saber: o Dia Internacional do Livro Infantil (2 de abril), Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril) e Dia Mundial do Livro (23 de abril). Por essa razão, além das iniciativas empreendidas nas semanas sistêmicas do calendário anual, o Sicoob UniCentro Br se propõe a realizar, gratuitamente, a partir de parcerias com escolas, o serviço de contação de histórias, para levar a educação financeira ao público infantil. “Por meio dessa atividade, a cooperativa promove o conhecimento voltado à economia”, conta.
A contação de histórias é uma forma lúdica de transmissão de conhecimentos e um poderoso estímulo à imaginação. Segundo estudo do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e da Universidade Federal do ABC (UFABC), feito em parceria com a Associação Viva e Deixe Viver (Viva) e publicado em periódico científico da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, contar histórias para as crianças traz tanto benefícios fisiológicos quanto emocionais para elas, pois fortalece a conexão humana. No Sicoob UniCentro Br, esse trabalho é realizado com a utilização da Coleção Financinhas, um material de educação financeira infantil desenvolvido pelo Instituto Sicoob.
Em 2025, a cooperativa já levou a contação de histórias com a Coleção Financinhas a duas instituições: o Colégio Winsford Global Education, em Goiânia (GO), e o Colégio Ferreira Prado, em Jales (SP). O educador conta que a instituição financeira possui esse compromisso social há muito tempo junto à comunidade, mas lança mão, há pelo menos dois e indo para o seu terceiro ano, dessa ferramenta didática e metodológica, firmando parcerias gratuitas com instituições de ensino particulares e públicas, que buscam a cooperativa. Para as escolas que desejarem colocar em prática essa ferramenta, o Sicoob UniCentro Br disponibiliza o contato telefônico 62 99701-1883.
Sobre o Sicoob UniCentro Br
É uma cooperativa financeira de livre admissão que possui o objetivo de administrar os recursos financeiros dos cooperados, proporcionando maior rentabilidade e justiça financeira a todos. A instituição foi fundada há 32 anos, em Goiânia, administra R$ 9,5 bilhões de ativos e conta com mais de 100 mil cooperados no Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.
______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi