Entrevista – Sicoob Unicidades
A educação financeira pode apoiar as futuras gerações a se interessarem de maneira consciente pelas finanças, em busca de um caminho de prosperidade e justiça financeira. Nesta entrevista, o presidente do Conselho de Administração do Sicoob Unicidades, de Rio Verde, Sidon Oliveira Cardoso, comenta sobre os resultados de uma campanha desenvolvida pela cooperativa para crianças e adultos, que possui foco no papel transformador do cooperativismo para a vida das pessoas. Confira a seguir.
O Sicoob Unicidades desenvolve uma campanha de Educação Financeira com foco no papel transformador do cooperativismo. Como funciona esse projeto?
É uma alegria poder falar um pouco deste projeto, pois temos a sorte de contar com profissionais excelentes, como é o caso da nossa equipe de gerentes em parceria com a nossas áreas de comunicação e investimentos. Eles desenvolveram o projeto que pretende levar, de maneira lúdica e prática, conhecimentos de educação financeira e cooperativista para crianças, jovens e adultos. Por meio dos vínculos que criamos com as pessoas e entidades nas cidades onde estamos, conseguimos promover palestras e ações de formação e difusão do cooperativismo e da educação financeira.
Como a cooperativa trabalha o assunto da Educação Financeira com cooperados adultos e crianças?
Existem três abordagens distintas. A primeira visa conscientizar jovens e adultos sobre como utilizar de maneira eficiente seus recursos financeiros, para gerar prosperidade, assim como o trabalho em equipe e os princípios e benefícios do cooperativismo para nossa sociedade. A segunda abordagem trabalha os temas de forma mais lúdica, a fim de despertar nas crianças a importância do trabalho em equipe e como lidar com as finanças. Já a terceira é focada nos professores, para que eles consigam absorver e replicar os conhecimentos desses dois importantes temas: cooperativismo e educação financeira.
Com esse trabalho de conscientização, qual mensagem deve ser passada por uma cooperativa de crédito para futuras gerações?
Nosso grande objetivo é perpetuar as mensagens do cooperativismo, nossos princípios e valores e o espírito de união, ajudando na criação de cidadãos conscientes e responsáveis. A educação financeira pode apoiar as futuras gerações a se interessarem de maneira consciente pelas finanças para, assim, trilhar um caminho de prosperidade e justiça financeira.
Qual é o alcance desse tipo de ação? Como a cooperativa orienta seus cooperados com relação ao tema investimento?
Foram impactados diretamente mais de 1.350 jovens e adultos e mais de 35 professores e coordenadores de escolas públicas e privadas. No último mês de outubro, mais de 500 crianças viveram o “Momento Kids”, feito tanto em algumas agências, como em algumas escolas, com atividades, como distribuição de pipoca e algodão-doce, apresentação de teatro, pintura, desenhos, sempre com conhecimento transmitido de forma lúdica sobre cooperativismo e educação financeira. A ação foi realizada em algumas cidades onde estamos, como Rio Verde, Mineiros, Jataí, Quirinópolis, Goiatuba, Santa Helena de Goiás, Palestina de Goiás e Rondonópolis, no Mato Grosso. Nosso foco, enquanto cooperativa, está nas pessoas e esse vínculo nos permite entregar aos nossos associados soluções mais compatíveis com suas necessidades e expectativas, por meio da identificação do perfil de investidor e de seus objetivos a curto, médio e longo prazos. Nossos gerentes de relacionamento e especialistas estão em constantes atualizações e atentos ao mercado, para desenvolver uma assessoria financeira fundamentada para alavancar os negócios e investimentos.
Existem índices recentes de resultados que demonstram o desempenho da cooperativa?
Tivemos um crescimento sustentável em todos os índices, praticamente dobrando o tamanho da cooperativa em ativos totais, patrimônio líquido e sobras no último triênio. Com o trabalho realizado pela equipes da Unicidades, com assessoria financeira aos nossos cooperados, temos, hoje, uma carteira de ativos de crédito extremamente saudável, que demonstra o impacto positivo que a educação e a assessoria financeira que ofertamos aos nossos associados têm funcionado na prática. Promovemos a difícil tarefa de buscar justiça financeira e prosperidade, de forma que pode ser medida nos resultados obtidos por nossos cooperados e o fortalecimento com suas comunidades locais e regionais.
Em quantos Estados a cooperativa está presente e quantas agências possui? Há um plano de expansão previsto?
No ano de 2023 vamos completar 25 anos de cooperativa, e nestes quase 25 anos crescemos com a força e a confiança de mais de 9 mil associados. Temos atualmente 12 agências na região Sul, Sudoeste e Oeste de Goiás, e no Sul do Estado do Mato Grosso. Estamos presentes em Rio Verde, com três agências, Mineiros, Jataí, Quirinópolis, Goiatuba, Santa Helena de Goiás, Palestina de Goiás, Rondonópolis e Pedra Preta, no Mato Grosso. Nossos planos de expansão estão sempre presentes e atuantes em nosso cotidiano, reuniões e assembleias, fazendo parte do nosso planejamento estratégico. Podemos e vamos expandir, mas nosso foco é no compromisso de crescimento sustentável e consistente, que gere sobras e resultados cada vez melhores para nossos associados e suas comunidades.
Há alguma conquista recente da cooperativa que gostaria de destacar?
Preciso aproveitar o espaço para parabenizar a família sicoobiana de unicidadãos por algumas conquistas internas dentro do Sistema Sicoob e que ganhamos junto à nossa Central Sicoob Uni. Tivemos bons destaques em produtos e campanhas como a ‘Investir é para todos!’, com a conta capital, campanha que premiou mais de dez dos nossos cooperados. Também preciso ressaltar a nossa força de ofertar a proteção dos seguros de vida Sicoob e o planejamento de sonhos, que são os consórcios. Mesmo diante de um crescimento tão acelerado, mantivemos a qualidade em nossos processos e operações, tendo uma das melhores notas de auditoria no sistema cooperativista brasileiro. Além disso, recentemente, no município de Rio Verde, fomos o Destaque 2022 como instituição financeira mais lembrada em votação pública promovida pela entidade CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas. Tenho certeza de que muitas outras conquistas e reconhecimentos virão, porque são frutos do trabalho que estamos fazendo individual e coletivamente.


Coluna Cooperativas de Crédito
Aqui você conhece mais sobre o universo do cooperativismo de crédito em Goiás. O objetivo do Sistema OCB/GO é mostrar, nesse espaço, as oportunidades e avanços do setor. Sim, as cooperativas financeiras têm taxas e tarifas melhores que o mercado. Também não abrem mão do atendimento humanizado e personalizado, mesmo com toda a riqueza tecnológica. Mas vão além. Em franca expansão, as coops de crédito seguem promovendo a inclusão financeira de milhares de pessoas, fomentando a economia nos municípios de todo o Estado e País, inclusive nos menores, onde os bancos não querem estar.