Entrevista – Sicredi Celeiro Centro Oeste
Em 23 anos de atuação completados neste mês de setembro de 2022, a cooperativa de crédito tem desenvolvido um plano de expansão com a abertura de agências e escritórios no Centro-Oeste. Nessa entrevista, o presidente do Conselho de Administração, Jaime Antonio Rohr, conta como a cooperativa cruzou a fronteira do estado de Mato Grosso do Sul e abriu a primeira agência em Goiás. Confira a entrevista.
A Sicredi Celeiro Centro Oeste comemorou mais um ano de atuação no último dia 13 de setembro. Qual é o balanço sobre a trajetória da cooperativa até aqui?
A Sicredi Celeiro teve início em 1999, sendo hoje resultado da fusão das cooperativas de São Gabriel do Oeste, Chapadão do Sul e do Bolsão. Em 2009, a cooperativa cruzou a fronteira e abriu a primeira agência em Goiás, alterando o nome para Sicredi Celeiro Centro Oeste. Em 2017, conseguimos o direito de expandir a área de atuação em Goiás. Foram anos de muitos desafios, mas sempre acreditamos na força do cooperativismo e no potencial da nossa região. Hoje somos uma instituição financeira consolidada, que apresenta mais de 300 soluções financeiras eficazes para nossos mais de 67 mil associados.
Segundo o anuário do Cooperativismo, só em Goiás, o setor cooperativista cresceu mais de 300% nos últimos dez anos, muito em função do ramo de crédito. Manteve-se em alta, inclusive, durante a crise da pandemia. Como foi a trajetória da Sicredi Celeiro Centro Oeste nesse período? Houve necessidade de adequação para enfrentar a crise dos últimos anos?
Em 2015, inauguramos o escritório de negócios de Mineiros, que mais tarde se tornaria a segunda agência no Estado. Em 2017, conseguimos o direito para expandir a área de atuação para oito municípios. Já em 2018, abrimos a primeira agência em Anápolis (Jundiaí) e, em 2019, a segunda (Xavier de Almeida). No mesmo ano, abrimos os escritórios de negócios em Inhumas, Itaberaí e o escritório da agência Brasil Sul. Em 2020, inauguramos as agências de Itaberaí e a Brasil Sul e os escritórios em Porangatu, Uruaçu, Goianésia, São Miguel do Araguaia, Ceres e Rialma. Em 2021, inauguramos nosso escritório de negócios em Inocência e a nossa agência em Uruaçu. O período da pandemia com certeza foi desafiador, mas também de adaptação e muito aprendizado. Junto aos nossos associados, encontramos as melhores soluções para seguirmos crescendo e, em 2022, ganhamos o direito de desenvolver mais de 21 municípios em Goiás. Neste ano, inauguramos o escritório de negócios de Piracanjuba e estão previstas mais três novas agências em Anápolis (Jaiara, Mato Grosso e Agro). A cooperativa saiu de 350 para 500 colaboradores e grande parte desse crescimento foi em Goiás, inclusive durante a pandemia, trazendo desenvolvimento local.
Qual é o plano de expansão da Sicredi Celeiro Centro Oeste?
Atualmente, contamos com 28 agências em 21 cidades de Mato Grosso do Sul e Goiás. Estamos com atuação nos estados de Mato Grosso do Sul e Goiás, com projeto de expansão para os municípios de Abadiânia, Anicuns, Caçu, Cristianópolis, Firminópolis, Goianápolis, Goiás, Guapó, Itapirapuã, Mara Rosa, Matrinchã, Maurilândia, Niquelândia, Petrolina de Goiás, Pirenópolis, Portelândia, Rubiataba, Santa Terezinha, Uruana e Vila Propício.
Na história da cooperativa, qual conquista é possível ser destacada como principal motivo de comemoração?
Acredito que é um conjunto de fatores que motivam uma comemoração enquanto instituição financeira cooperativa. Crescemos e seguimos crescendo em pessoas (associados e colaboradores), em recursos, área de atuação e patrimônio. Em consequência, cresce também nossa responsabilidade, especialmente com o compromisso de manter um atendimento humano, próximo e justo com nossos associados, buscando o crescimento contínuo das regiões onde atuamos. São muitos motivos de comemoração, mas o principal é o crescimento dos nossos associados e, consequentemente, da cooperativa.


Coluna Cooperativas de Crédito
Aqui você conhece mais sobre o universo do cooperativismo de crédito em Goiás. O objetivo do Sistema OCB/GO é mostrar, nesse espaço, as oportunidades e avanços do setor. Sim, as cooperativas financeiras têm taxas e tarifas melhores que o mercado. Também não abrem mão do atendimento humanizado e personalizado, mesmo com toda a riqueza tecnológica. Mas vão além. Em franca expansão, as coops de crédito seguem promovendo a inclusão financeira de milhares de pessoas, fomentando a economia nos municípios de todo o Estado e País, inclusive nos menores, onde os bancos não querem estar.