Por Marcondes B. Moraes
A mineração está presente em nossas vidas desde a colonização. Na verdade, os recursos minerais compõem grande parte da riqueza que produzimos. Prova disso é que apenas a atividade é responsável por 5% do PIB brasileiro. E mais do que isso, este foi um dos principais setores que apresentaram crescimento forte mesmo com a pandemia de Covid-19.
Vivemos tão no automático que não percebemos o quanto esse setor extrativista está inserido no nosso dia a dia. Por exemplo, você sabia que grande parte do que constitui a nossa casa vem da mineração?
Veja só, todos os materiais que utilizamos em casa vem da mineração: tijolo, areia, cimento, o cobre da fiação e tubulação, telhados, metais das maçanetas, argilas das louças, alguns pigmentos para fabricação da tinta, vergalhões, ferros… até a água mineral, ela é um minério!
Claro que toda essa relevância é expressa nos números do setor. Uma dessas manifestações são os empregos diretos e indiretos gerados pela indústria da mineração. Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), associação que reúne as grandes mineradoras brasileiras, somente no primeiro trimestre deste ano foram criados mais de 11 mil novos empregos diretos, 6% a mais do que no 1º trimestre de 2020.
O levantamento mostrou ainda que o setor cresceu 15% e recolheu quase 102% a mais em tributos totais em comparação ao mesmo período do ano passado.
E não pense que a participação da mineração se restringe aos nossos lares.
O minério de ferro é a principal matéria-prima do aço, encontrado, por exemplo, nos automóveis, eletrodomésticos, na estrutura de escolas, hospitais, estradas, viadutos, ferramentas, máquinas, além de possuir outras infinidades de aplicações.
O Brasil conquistou essa importância no setor devido às suas dimensões continentais, sua privilegiada posição geológica, que apresenta grande disponibilidade de recursos naturais, mas principalmente pela alta tecnologia e expertise em processos industriais. Felizmente, o setor da mineração tem conseguido aproveitar todo esse patrimônio em prol do desenvolvimento do nosso País, e amenizando as dificuldades da maior crise vista nos últimos cem anos.
Marcondes B. Moraes
Graduado em Relações Públicas, MBA em Gestão Empresarial, MBA Gestão Comercial, MBA Finanças para Executivo e Presidente Executivo do Instituto Brasileiro do Crisotila.