Rondonópolis Empresas (MT) – A carne suína brasileira está prestes a conquistar mais um cliente no exterior: a República Dominicana. A informação foi dada por Marcos Montes, ministro da Agricultura. Segundo ele, representantes do setor e do governo brasileiro devem viajar para o país ainda neste mês para concluir as tratativas, que parecem já estar bastante adiantadas, e, assim, confirmar a assinatura dos protocolos para oficializar a negociação.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) diz que os embarques da carne suína devem iniciar pouco tempo após a assinatura desses protocolos de exportação. A República Dominicana já é um parceiro comercial na carne de frango e um cliente que tem elevado suas compras do Brasil significativamente. De janeiro a julho deste ano, por exemplo, o país comprou 200% a mais carne de frango brasileira do que no mesmo período do ano passado. Mais de 20 mil toneladas do produto foram enviadas do Brasil para lá em sete meses.
O interesse da República Dominicana na carne suína do Brasil ocorre depois que o país passou a ter problemas com a peste suína africana. A doença dizimou milhões de suínos na China e se espalhou pra outros continentes do mundo. A República Dominicana faz fronteira com o Haiti, na Ilha de São Domingos, onde foram registrados os primeiros focos da doença na América. Vale lembrar que o Brasil não teve problemas com a peste. Essa condição, inclusive, é o que permite ao país ganhar mais mercado no exterior.