A edição brasiliense do “The Developers Conference”, ou TDC, maior evento de profissionais de tecnologia da América Latina, teve um “esquenta” na Sede do Serpro. Esse encontro preparatório aconteceu na terça-feira, 10, e reuniu especialistas do setor público e da iniciativa privada para discutir inteligência artificial, tema do evento principal, que vai ocorrer dias 23 e 24 de outubro na capital federal.
O TDC é uma plataforma de inovação com seis edições no ano, cada uma em uma capital diferente do País. Os “esquentas” foram criados para mobilizar a sinergia dos ecossistemas locais e incentivar pessoas, comunidades e empresas a participar de encontros digitais.
Inacreditável
“É quase inacreditável que uma cidade com Brasília ainda não tenha recebido uma edição do TDC. É um local que transborda tecnologia e que acaba por direcionar todo o desenvolvimento que ocorre no país”, anunciou Yara Mascanheras, diretora-geral da conferência. Desde 2018, o evento já foi realizado em Florianópolis, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte.
“Vamos discutir inteligência artificial, tema que tem sofrido uma verdadeira explosão e obrigado profissionais das mais diversas áreas a repensar seus papéis no mercado de trabalho. O encontro do Serpro foi o pontapé inicial dessas discussões ”, complementou Douglas Siviotti, gerente do Serpro e participante do comitê técnico do TDC.
Jornada de eventos
Em outubro, Brasília vai receber uma verdadeira jornada de eventos em IA. Serão vinte e uma palestras divididas em dez áreas e centenas de profissionais de TI, que vão se reunir e participar de palestras, painéis e workshops. A ideia é acelerar a adoção da tecnologia em processos de desenvolvimento, produtos e serviços.
A comunidade do TDC possui uma expertise construída desde 2016, já tendo realizado 61 trilhas, que trataram sobre assuntos relacionados à inteligência artificial, o que representa um total de 427 palestrantes. “É a continuidade de uma jornada que já abordou IA muitas vezes, quando falamos sobre chatbots, computação cognitiva, machine learning ou aumento da área de dados. Isso mostra que há muito tempo já temos nos esforçado para nos colocar em uma posição de vanguarda”, avalia Yara Mascarenhas.
Parceria – Os grupos interessados em software, como os núcleos de usuário, são uma parte importante do TDC. No entanto, uma outra parte é a questão da diversidade, acessibilidade e inclusão. Uma parceria com o Serpro tem fortalecido ações sociais relacionadas ao evento. A empresa pública está patrocinando o programa TDC + Diversidade, que vai permitir a participação gratuita de mulheres no evento. O primeiro grupo é de 75 participantes do TDC São Paulo, que acontece de 18 a 20 de setembro, em São Paulo.
_______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi