Palmas Empresas (TO) – Nesta quarta-feira, 30, acaba o vazio sanitário, no Tocantins. Com isso, estará aberto o período de plantio da soja para a safra 2020/2021. O prazo começa no dia 1° de outubro e vai até o dia 15 de janeiro de 2021. O vazio teve início no dia 1° de julho, durante esse período, os sojicultores ficaram proibidos de manter plantas vivas de soja em campo.
De acordo com o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), Alex Sandro Farias Arruda, com abertura da janela de plantio, os sojicultores estão autorizados a cultivar a soja, observando a legislação, referente ao plantio por calendarização.
“Nos últimos anos, foi estabelecido, no Tocantins, o plantio de soja dentro de uma janela, como uma medida para somar com as demais ações existentes no controle da ferrugem asiática e outras pragas”, afirma o diretor.
Os sojicultores devem obrigatoriamente fazer o cadastro anual de suas áreas de plantio da soja no órgão, explica a Adapec. O arquivo está disponível no site clique aqui para baixá-lo. Após o download, o produtor deve preenchê-lo; e em seguida, já com a guia de pagamento efetuada, deve entregar todas as documentações, preferencialmente no escritório da Adapec do seu município. O prazo é de até cinco dias úteis após o fim da janela de plantio para efetuar o cadastramento da área.
“Estamos finalizando o período do vazio sanitário no Tocantins, onde a Adapec, mesmo em meio à pandemia, monitorou em todo o Estado propriedades que cultivaram soja na última safra orientando os produtores a não manterem plantas vivas no campo. Com isso, mantemos o controle sobre a ferrugem asiática para continuarmos produzindo cada vez mais grãos com qualidade”, destaca o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.
Última safra
Na última safra, foi cultivada no Tocantins, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), uma área de pouco mais de 1,17 milhão de hectares.