A operadora logística Transplex prevê investimentos de R$ 300 milhões nos próximos quatro anos para expandir as suas operações no Brasil. A maior parte será para a construção de Centros de Distribuição (CDs), além do aumento da frota de veículos e da abertura de filiais nas principais regiões do País. Estão previstas unidades no Espírito Santo, São Paulo e Distrito Federal. Uma filial na região Sul do País também está nos planos da operadora.
Fundada em 2012, com sede em Aparecida de Goiânia (GO), na Região Metropolitana de Goiânia, a Transplex é especializada em logística de produtos hospitalares e farmacêuticos. Goiás conta com um dos maiores polos farmoquímicos do País, localizado em Anápolis (a 72 km de Aparecida de Goiânia).
Somente em 2023, o volume de carga transportada pela Transplex cresceu de 600 mil toneladas por mês para 1 milhão de toneladas/mês. A empresa tem como meta crescer 30% em 2024, para alcançar a operação média de 1,3 milhão de toneladas/mês de cargas armazenadas e transportadas.
Este crescimento rápido está relacionado à expertise de 38 anos junto à Equiplex Indústria Farmacêutica, que também compõe o H. Egidio Group no ramo farmacêutico. “Conhecemos os produtos, o segmento em que nossos clientes atuam, temos uma operadora logística especializada e nossos armazéns são adequados para a operação. Tudo isso explica o nosso rápido crescimento”, afirma Enos Viana da Silva, gerente de Logística da Transplex.
Assim como outras grandes operadoras logísticas, a Transplex conta com empresas transportadoras parceiras, que dão o suporte, segurança e a agilidade necessárias a esse tipo de operação. “O foco da Transplex não é ter uma frota grande, mas atuar em parceria com transportadoras na distribuição de produtos hospitalares em todo o País. Atualmente, esta operação envolve cerca de 1 mil veículos”, explica Enos Viana.
Centros de Distribuição
A Transplex conta com 40 mil posições pallets em Centros de Distribuição (CDs) atualmente localizados em Goiânia e Anápolis. Com os investimentos programados para os próximos três anos, a construção de mais dois CDs, um em Hidrolândia (GO) e outro em Aparecida de Goiânia (GO), será atingida a meta de 100 mil posições até 2027, o que tornará a operadora logística ainda mais competitiva no mercado nacional.
Das cargas operadas pela Transplex, cerca de 85% são produtos hospitalares e os 15% restantes são matéria-prima para a indústria farmacêutica ou produtos de parceiros. O transporte e armazenagem de produtos hospitalares exige alto nível de especialização no manuseio. Além disso, devem permanecer o tempo todo em temperatura controlada e registrada.
Tecnologia
A Transplex utiliza o conceito de gestão de armazéns WMS (Warehouse Management System), no qual todo o processo de recebimento e armazenagem dos produtos é digitalizado. A tecnologia permite visibilidade do estoque da empresa e gerencia as operações de atendimento, dando suporte às necessidades de toda a cadeia de suprimento: distribuição, manufatura, ativos e negócios de serviços.
Além disso, permite que a empresa maximize a mão de obra e utilização de espaço e investimentos em equipamentos, coordenando e otimizando o uso de recursos e fluxos de materiais. Baseado na nuvem, o sistema de gerenciamento de armazéns oferece visibilidade em tempo real, escalabilidade e reatividade.