A Universidade Federal de Goiás (UFG) passará a ofertar 50% das vagas por vestibular próprio, na maioria de seus cursos de graduação, para ingresso em 2026. O edital já foi publicado e abre inscrições de 4/8 a 5/9, com a realização da prova no dia 19 de outubro. As demais vagas dos cursos participantes seguirão sendo ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU), por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo da iniciativa é oferecer mais oportunidades de ingresso para aqueles interessados em realizar a graduação na UFG, e ocupar uma das 2.209 vagas ofertadas em mais 100 cursos. O Vestibular UFG representa uma oportunidade para os candidatos que desejem estudar em uma instituição pública de ensino, que é referência de qualidade e compromisso com a sociedade. A proposta é que, juntos, o Vestibular e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) permitam que a Universidade atinja a meta de 100% de preenchimento das vagas oferecidas. Todas as informações do Vestibular estão disponíveis no site do Instituto Verbena.
A reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima, afirma que o Vestibular qualifica ainda mais o Sisu, já que a prova irá seguir as mesmas diretrizes do sistema, adotado pela UFG desde 2014.
“Estamos oferecendo dois processos seletivos diferentes que, na verdade, dão ao candidato até três chances de estudar na UFG. Primeiro pelo Vestibular UFG, pelo Sisu, no início de 2026 e, por último, pelo cadastro de reserva dos classificados. Tudo em tempo hábil para que todos os aprovados possam acompanhar as aulas desde o primeiro dia letivo”, complementou.
A constituição de um cadastro de reserva poderá beneficiar o candidato, caso ele seja aprovado, mas fora do número de vagas, abrindo a possibilidade de que ele ingresse futuramente na Universidade. A novidade do retorno do Vestibular UFG é fruto do trabalho da atual gestão (2022-2025) que, desde o início, tem se desdobrado para ocupar a totalidade das vagas. “Em 2024, entre o Sisu e o Processo Seletivo Complementar que realizamos, chegamos aos 90% de totalização e ficamos acima da média nacional para as universidades federais, que foi 75%”, observa a reitora.
O pró-reitor de Graduação da UFG, Israel Elias Trindade, entende que o retorno do Vestibular é uma decisão muito importante, sobretudo, para os candidatos que terão mais oportunidades de ingressarem na UFG. “Como as datas das provas do vestibular não coincidem com as do ENEM, os candidatos poderão participar dos dois processos seletivos, ampliando suas chances de acesso. Também é válido destacar que a medida beneficia o candidato que deseja estudar na UFG, mas que por algum motivo não se inscreveu no ENEM. Antes, esse potencial candidato já estava excluído, mas agora há uma possibilidade que o permite sonhar com a UFG e com todo o universo de oportunidades que ela oferece”, defendeu.
____________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi