A Unimed Goiânia – Cooperativa de Trabalho Médico dá um importante passo na assistência em saúde ao lançar a Rede de Cuidados Continuados, um projeto voltado para a estruturação do cuidado integral e paliativo. A apresentação ocorrerá no dia 26 de março, no Coco Bambu Goiânia, localizado no Flamboyant Shopping, a partir das 19h, e contará com a presença de cooperados e profissionais de saúde envolvidos na iniciativa. Durante o evento, serão detalhados o funcionamento da rede, a integração dos serviços dentro da cooperativa e a participação de prestadores, além da capacitação das equipes.
A nova rede visa proporcionar uma abordagem mais integrada ao atendimento de pacientes com doenças crônicas, graves e progressivas. O projeto contemplará serviços em diferentes níveis de atenção, incluindo atendimento ambulatorial, hospitalar e domiciliar, sem restrição por categoria de plano. A proposta também prevê a participação de prestadores que desejem integrar o modelo de atenção continuada.
Rede integrada de assistência
De acordo com o diretor de Provimento de Saúde da Unimed Goiânia, Dr. Francisco Albino Rebouças Jr., a Rede de Cuidados Continuados vai abranger toda a estrutura assistencial da cooperativa, como o Serviço de Atendimento Unimed Adulto (SAU), o Centro de Especialidades Unimed (CEU) e o serviço de atendimento domiciliar. “A ideia é que o projeto envolva toda a nossa rede própria e os prestadores que se disponibilizarem a participar. Para isso, estamos estruturando equipes capacitadas e estabelecendo fluxos que garantam um cuidado mais humanizado e eficiente”, explica.
O lançamento da rede será direcionado aos cooperados da Unimed Goiânia, especialmente aqueles que atuam em especialidades como oncologia, neurologia e geriatria. Além disso, os profissionais serão convidados a participar de uma capacitação em Medicina Centrada na Complexidade (MCC), com vagas destinadas também a outros membros da equipe assistencial.
O que são os cuidados paliativos?
No contexto de doenças graves e progressivas, os cuidados paliativos surgem como uma abordagem essencial para garantir dignidade e conforto aos pacientes e suas famílias. O objetivo principal é oferecer suporte físico, emocional e espiritual, especialmente em momentos em que a cura não é mais possível. No Brasil, o cenário dos cuidados paliativos tem ganhado relevância à medida que aumenta o número de pacientes que necessitam dessa assistência. Atualmente, estima-se que quase 600 mil brasileiros adultos e cerca de 34 mil crianças necessitem receber esse tipo de assistência.
Segundo o diretor de Provimento de Saúde, esses cuidados vão além do tratamento convencional, focando no alívio do sofrimento e na promoção de qualidade de vida. “Cuidados paliativos são os cuidados de saúde integrais prestados a pessoas com doenças graves e progressivas, que ameaçam a continuidade da vida. Eles são indicados para pacientes com câncer avançado, doenças cardíacas graves, doenças pulmonares crônicas, além de condições neurológicas degenerativas, como Alzheimer e Esclerose Lateral Amiotrófica”, explica Dr. Francisco.
______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi