Palmas Empresas (TO) – “Você trabalha em casa ou dorme no trabalho?”.
Esse é um meme que tem circulado pela internet. Sem perspectiva da pandemia chegar a o fim, o home office segue como opção de trabalho em boa parte das empresas mundo afora. Mas acontece que, mais de um ano após a mudança, muita coisa já cansou. O ambiente de casa, a cama bem pertinho, o barulho que a família faz.
O trabalho remoto oferece desafios, como a manutenção da saúde mental no confinamento. Estima-se 7,3 milhões de brasileiros estejam trabalhando remotamente – antes da pandemia eram cerca de 3,8 milhões. Apesar de agradar muitos, há quem relate que o bem-estar psíquico sofre impacto. A vida pessoal e os afazeres da casa se confundem com a rotina profissional e encontrar o equilíbrio para se manter psicologicamente saudável sem comprometer a produtividade constitui um desafio.
“Para se tornar mais resistente em situações de estresse crônico é necessário implementar algumas medidas e desenvolver habilidades”, afirma Carla Furtado, mestre em psicologia e fundadora do Instituto Feliciência.
Veja cinco dicas que vão ajudar a desenvolver momentos mais satisfatórios e leveza nos dias de home office.
Rotina
Estabelecer uma rotina no home office é indispensável. A dica é aumentar seu senso de controle desenvolvendo uma rotina diária consistente, de preferência semelhante à sua programação anterior à pandemia.
“Defina, especialmente, um horário regular para começar e encerrar o trabalho do dia”, recomenda Carla.
Pausas
Ter um tempo para respirar se torna primordial. Estabeleça pausas regulares para se alongar, fazer exercícios e conversar – de forma remota – com colegas e amigos. É importante também definir um tempo para se manter informado, mas sem excessos.
“Ouvir sobre a pandemia incessantemente pode ser mentalmente exaustivo”, alerta a especialista.
Mão amiga
Ajudar os outros pode melhorar seu senso de controle, pertencimento e autoestima. Por isso, procure maneiras seguras de oferecer apoio social. “Conecte-se com outras pessoas. Converse com quem você confia, pergunte como colegas e amigos se sentem e como a pandemia COVID-19 os está afetando”, aconselha Carla. Não custa lembrar que o distanciamento deve ser físico, mas a conexão social digital está liberada.
Mindfulness
As práticas contemplativas já demonstraram ser eficazes para a saúde mental em meio à pandemia. Se você nunca meditou, experimente diferentes modalidades disponíveis em aplicativos e plataformas online até identificar aquela com a qual sente afinidade. Com 5 minutos diários você já poderá observar os benefícios.
Hobby
Faça coisas que você gosta fora do horário de trabalho. “Explore aquilo que lhe traz emoções positivas e isso não tem nada a ver com consumir”, aponta Carla. A especialista indica ainda que encontrar algo a que se dedicar promove relaxamento mental.
“Pode ser contemplar a natureza, cuidar do jardim, cozinhar ou simplesmente passar um tempo de qualidade em família, de preferência longe das telas. Essas são coisas que não posso comprar com o dinheiro, mas que exigem deliberação e dedicação”.