As vendas do comércio varejista em Goiás cresceram 1,0% em fevereiro deste ano, em relação a janeiro de 2025, e superaram a média nacional, de 0,5%. No varejo ampliado, que inclui veículos, motocicletas e peças automotivas, entre outros segmentos, as vendas também avançaram em 0,5% no estado, ante recuo de 0,4% na média nacional, segundo aponta o Painel do Varejo Goiano, relatório divulgado pela FCDL-GO (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás) com informações do IBGE.
Na comparação do 1º bimestre de 2025 e o mesmo período do ano anterior, as vendas do varejo goiano cresceram 1,1%, enquanto as vendas do varejo ampliado ficaram estagnadas.
O setor de móveis e eletrodomésticos impulsionou as vendas em Goiás neste 1º bimestre, com um crescimento de 21,9%, o maior entre os setores analisados. As vendas desse segmento ficaram acima da média nacional (6,9%). Em seguida, aparece o ramo de artigos médicos e farmacêuticos (9,6%). Das 11 atividades segmentadas pelo IBGE, quatro registraram queda. Em Goiás, o recuo mais acentuado nas vendas foi notado no segmento de materiais para escritório, com queda de 24,8%, seguido pelos combustíveis e lubrificantes, com recuo de 11,6%.
“O aumento nas vendas do comércio em Goiás aponta para uma recuperação do setor frente à inadimplência, que avança há oito meses consecutivos, encarecendo o crédito e prejudicando, assim, o faturamento das empresas”, sintetiza Valdir Ribeiro, presidente da FCDL-GO.
______
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi