Palmas Empresas (TO) – Apostando na oferta de logística no mar aberto (fora de sua carteira de clientes), a Via, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, avançou na entrega de fulfillment (quando a empresa é responsável por todo o processo logístico) e chegou a 16% das entregas dos itens comercializados por lojistas parceiros.
O avanço foi de 14 pontos percentuais em relação ao primeiro trimestre de 2022, quando o serviço foi lançado juntamente com a oferta do fullcommerce (além do processo logístico, a empresa é responsável pela operação do site, incluindo emissão de notas e sistemas).
A entradada rede nesse nicho ocorreu após a aquisição da logtech CNT, em janeiro deste ano, que é especializada em ofertas completas para operações de e-commerce, multimarketplace e plataformas no modelo plug & play (ecossistema com interação entre produtos e serviços).
A CNT conta com dois centros de distribuição localizados em Barueri (SP) e Serra (ES) e uma carteira de clientes com um portfólio diversificado de marcas, como Café L’Or, Café Pilão, Cimed, Lenox, Gradiente, dentre outras tantas indústrias.
Atualmente, o fulfillment atende a 188 lojistas do marketplace da Via e o fullcommerce chega a 13 lojistas.
Nos últimos três anos, a Via investiu em tecnologia e infraestrutura para ter a logística como um dos seus principais pilares de diversificação de fontes de renda do negócio. “Além de toda essa estrutura logística, temos uma proposta de valor única no mercado com nosso fulfillment multiplataforma”, afirma Fernando Gasparini, diretor-executivo de Logística da Via.
Via reduz terceiros e entrega 64% das mercadorias com malha própria
As entregas com malha própria também aumentaram em quatro vezes, nos últimos três anos, atingindo 64% tudo o que comercializado no ecossistema Via, incluindo os produtos que saem de centros logísticos e são retirados pelos clientes em lojas da rede – Casas Bahia e Ponto.
A companhia conta com 30 Centros de Distribuição e mais de 1.100 lojas que funcionam como mini-hubs para entrega e recebimento de produtos.
Além da CNT, nos últimos anos, a companhia adquiriu a logtech ASAPLog, que fez a empresa atingir um total de 300 mil entregadores para a entrega de última milha.
“Assumirmos cada vez mais a entrega das nossas mercadorias e dos parceiros nos permite ter mais eficiência de custo e logística. É um ganha-ganha que beneficia a todos – na Via, os lojistas parceiros e os clientes que recebem a mercadoria mais rápido e com maior segurança”, destaca Gasparini.
No segundo semestre deste ano, o marketplace da Via atingiu a marca de 143 mil lojistas parceiros e um sortimento de 53 milhões de produtos.