O último dia da XV Convenção de Contabilidade de Goiás, que ocorreu na quinta-feira (15/09), começou com o XIII Fórum da Mulher Contabilista de Goiás.
Com temas relevantes, o evento trouxe uma nova visão embasada na oxigenação e na melhoria de negócios que pensa na produtividade, reservas de mercado e na valorização das mulheres enquanto empresárias e profissionais.
A manhã foi dividida em dois momentos. O primeiro deles, contou com a palestra da delegada Cybelle Silva Tristão que abordou o tema: Maria da Penha: Desafios e Conquistas. Já o segundo momento foi um painel comandado pela presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás (CRCGO), Sucena Hummel, com a participação da presidente do CRC Pernambuco (CRCPE), Maria Dorgivânia, a presidente do CRC Piauí (CRCPI), Adriana da Graça, e pela funcionária pública Maria Yvelônia.
Durante sua palestra, a delegada Cybelle ressaltou os inúmeros casos de violência contra a mulher que são vistos diariamente, evidenciando a importância da Lei Maria da Penha para o combate dessa terrível realidade. Em seu discurso, ela reafirmou que é indispensável que as mulheres tenham o conhecimento necessário para reconhecer situações de perigo e a informação correta sobre onde e como denunciar os casos.
Para a delegada, esse momento foi muito proveitoso. “Poder discutir sobre esse tema que é a violência contra a mulher para um público tão seleto e qualificado, eu acredito que todos os presentes puderam entender e vão passar essa ideia de que somos partícipes nesse processo e podemos contribuir com o nosso papel enquanto cidadãos, denunciando e conscientizando as pessoas”. A palestra teve como mediadores a coordenadora da Comissão da Mulher do CRCGO, Maria Luzia, o vice-presidente de Desenvolvimento Social e Relações Institucionais, Einstein Paniago e o conselheiro, Francisco Canindé Lopes.
Logo após, tivemos o painel “Integração e Valorização, um Passo Para o Sucesso” que focou no empoderamento feminino. As painelistas afirmaram com fatos que uma mulher consegue desempenhar o papel que desejar dentro da sociedade com excelência. Ao trazer suas experiências pessoais e profissionais, elas enriqueceram ainda mais os debates do nosso evento.
Reunindo três mulheres presidentes de CRCs diferentes e uma funcionária pública, o bate-papo gerou interesse da plateia, e fez com que, principalmente, as mulheres que estudam para serem contadoras ou já exercem a profissão sentissem acolhidas e representadas, uma vez que se identificaram com as autoridades.
Para a presidente Sucena Hummel, o objetivo do evento foi atingido. “O evento foi maravilhoso e acredito que conseguimos alcançar o nosso objetivo de trazer pessoas novas, agregar e mostrar um CRC diferente e oxigenado. Reafirmamos a importância da nossa valorização enquanto empresárias e tivemos a grata honra de recebermos mulheres líderes que desenvolvem um brilhante papel onde atuam e são grandes exemplos para todos nós”, ressaltou.
O XIII Fórum da Mulher também contou com a participação de todas as mulheres que compõem a Comissão da Mulher Contabilista do CRCGO, que subiram ao palco para uma homenagem. Na ocasião, Sucena Hummel também foi agraciada com um buquê de rosas.