• Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica
STG News
  • Login
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
    • Todos
    • Alessandro Máximo de Sousa
    • Auditoria e Riscos
    • Bruno Curado
    • Carlos Bouhid
    • Cooperativas de Crédito
    • Flávio Palmerston
    • Leandro Resende
    • Marcelo Di Rezende
    • Marco Gonzaga
    • Marcondes B. Moraes
    • Renaldo Limiro
    • Rondinely Leal
    • Viviana Melo
    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Caiu a máscara do mercado financeiro

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Era Trump II

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Fernanda Torres e o dia 8 de janeiro

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Coluna do Freitas: Em 2024, quem foi o vencedor: o mercado financeiro ou o governo Lula?

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    Zoroastro Artiaga e memória goiana

    As recomendações da OCDE para o Brasil superar a perda no PIB prevista para 2020

    Coluna do Freitas: PIB do Brasil está crescendo a 4% ao ano

  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
STG News
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Negócios

Cerca de 80% dos consumidores reclamam de mudanças em embalagens de produtos

32,2% das pessoas perceberam a mudança há pelo menos um ano

STG News Redação por STG News Redação
9 de junho de 2022
em Negócios
0
Cerca de 80% dos consumidores reclamam de mudanças em embalagens de produtos

(Crédito da imagem: Pixabay)

0
Compartilhamentos
0
Visualizações
CompartilharCompartilharCompartilhar

Campo Grande Empresas (MS) – Consumidores de todo o país têm notado a mudança em algumas embalagens de produtos, e isso tem causado uma série de reclamações, que tem respaldo no direito do consumidor. 

Devido à “reduflação”, que é a prática de mudar um pacote ou até mesmo reduzir o conteúdo do produto, o Instituto Reclame Aqui realizou uma pesquisa em seu site, com mais de 6,6 mil consumidores. 

No levantamento, 79.1% das pessoas já notaram esse processo de ajuste nas embalagens, desses, 32,2% perceberam a mudança há pelo menos um ano, e 90,3% foi na hora da compra. A pesquisa também informa que 61% das pessoas considera que o preço aumentou, mas a embalagem reduziu. 

Dos consumidores, 17% não perceberam e nunca ouviram falar de “reduflação”, 4% das pessoas não perceberam a ação, mas já ouviram falar da prática. No entanto, a maioria tem percebido esse movimento das empresas, e a reação de quase 63% dos consumidores é desistir da compra. 

Segundo a pesquisa, os produtos onde mais se percebe a redução nas embalagens foram os artigos de limpeza e higiene pessoal, que tiveram 26,3%. Logo após vem os biscoitos, lanches e bomboniere. 

O caso do chocolate lacta ilustra a situação. Antes, antes era vendido como “sonho de valsa” e tinha uma embalagem torcida, o que caracterizava como bombom de chocolate. Agora é vendido como wafer e tem uma embalagem diferente, o que reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), passando de um pagamento de 5% de IPI para 0%. 

De acordo com o advogado de direito do consumidor Gabriel Vianna Costa Saddi Bezerra, é um direito do consumidor e dever da empresa a informação adequada e clara da alteração da embalagem, composição ou redução do conteúdo. 

Caso contrário, o advogado informa que o consumidor pode exigir o cancelamento da venda, a adequação do preço e em alguns casos, que haja até mesmo indenização moral do fornecedor. 

“Isso tem justificativa na ideia de defesa do consumidor, por que o mercado é algo rotineiro e ficamos acostumados a comprar a bolacha no mesmo local por um preço “x”, mas se o tamanho da bolacha ou quantidade é reduzido e o preço mantido, o consumidor acaba sendo lesado, pagando mais por menos, por uma omissão de informação”, explica Vianna. 

O Instituto Reclame Aqui também fez um levantamento sobre as reclamações de redução no tamanho das embalagens. No ano passado foram registrados 4.933 protestos contra a ação, neste ano, de janeiro a abril já foram notificadas 1.562 reclamações, e segundo o instituto, a tendência é acompanhar o mesmo volume que 2021. 

Fonte: Correio do Estado
Tags: Campo Grande EmpresasDestaque HomeDireito do consumidorReduflaçãovarejo
Post Anterior

Partage Shopping Brasília: Capital terá megashopping ao lado do aeroporto

Próximo Post

Food service: Marfrig reforça seu compromisso com o setor e investe na retomada para 2022

Próximo Post
Food service: Marfrig reforça seu compromisso com o setor e investe na retomada para 2022

Food service: Marfrig reforça seu compromisso com o setor e investe na retomada para 2022

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YELLOT-300x600
rizzo 300x600px
  • Redação
  • Publicidade
  • Código de Ética
  • Termos de Uso

Browse by Category

  • Alessandro Máximo de Sousa
  • Artigos
  • Auditoria e Riscos
  • Bruno Curado
  • Carlos Bouhid
  • Carreira
  • Colunistas
  • Cooperativas de Crédito
  • Direitos
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Flávio Palmerston
  • Leandro Resende
  • Marcelo Di Rezende
  • Marco Gonzaga
  • Marcondes B. Moraes
  • Negócios
  • Podcast
  • Renaldo Limiro
  • Rondinely Leal
  • Sem categoria
  • Serviço
  • Vídeos
  • Viviana Melo
  • Goiás
  • Tocantins
  • Distrito Federal
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Leitura Estratégica

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Negócios
  • Artigos
  • Carreira
  • Colunistas
  • Entrevistas
  • Eventos
  • Fim de Semana
  • Podcast
  • Revista
  • Parceiros

© 2025 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Bem vindo!

insira as credenciais para acesso!

Esqueceu sua senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.ACEITARNÃOPolítica de privacidade