Rondonópolis Empresas (MT) – Seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde- OMS para a prevenção da Covid-19, o comércio está preparado para a alta nas vendas durante o período que antecede ao Dia Das Crianças. Com isso, aos poucos o comércio e os consumidores vão se ajustando à nova realidade.
A data ocupa o segundo lugar no ranking das melhores vendas para o comércio, empatando com o Dia das Mães e a Páscoa. O Instituto de Pesquisa da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Rondonópolis (Acir- IPA), realizou um levantamento de dados no período de 17 a 29 e apresentou a Intenção de Compras e a Expectativa de Vendas para o Dia das Crianças em Rondonópolis.
Intenção de compras
De acordo com levantamento, 73% dos entrevistados afirmam que irão realizar compras no comércio local. Os itens mais procurados para presentear no Dia das Crianças serão brinquedos de forma geral (14%), seguido de roupa (11%). E o que chama a atenção, é o número de consumidores que ainda não decidiram o que comprarão, representando 49% dos que irão presentear.
Os dados mostram que os consumidores estão animados para o período. Este ano os gastos com os presentes para 26% dos entrevistados ficarão entre R$ 81,00 a R$ 110,00 e para 32% ficarão acima de R$ 200,00. Em relação às formas de pagamento, a maioria dos consumidores pretende realizar suas compras no Crediário (38%). Lojas do Centro (92%) serão os locais mais procurados para as compras do Dia das Crianças, seguido do Shopping Center (4%).
Expectativa de vendas
De acordo com a pesquisa, o período gera um impacto positivo para 71% das empresas do comércio varejista de Rondonópolis que têm suas vendas alteradas com a chegada do Dia das Crianças. Isso explica o otimismo de 64% das empresas que foram entrevistadas.
A maioria (36%) do comércio de Rondonópolis espera que as vendas deste ano superem as do ano anterior ou se igualem (34%). O percentual de aumento esperado está entre 11% a 15% para a maioria dos entrevistados.
Para melhorar as vendas no período, 45% do comércio pretende realizar promoções. A estratégia mais utilizada para atrair mais clientes, segundo 43% dos entrevistados, são as redes sociais. Além de promoções (15%).
O comércio acredita que os consumidores irão optar por pagamentos no cartão de crédito parcelado (52%). No comparativo com a pesquisa de intenção de compras realizada com os consumidores, nota-se uma diferença na forma de pagamento que pretende ser a mais utilizada nas compras de dia das crianças.
A pesquisa apontou que para o comerciante, o gasto médio com as compras para a data será acima de até R$ 80,00. O levantamento realizado com os consumidores mostra que o valor que pretendem gastar é semelhante ao esperado pelo comerciante.