O Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso (Condeprodemat) aprovou, na sexta-feira, 30 de agosto, o regime de diferimento de ICMS para operações internas com óleo bruto de algodão, destinado à produção de óleo vegetal para alimentação humana. A decisão marca um passo significativo para a indústria local, beneficiando diretamente a Icofort Agroindustrial S/A, que está prestes a inaugurar a maior planta industrial de óleo de algodão do Brasil na cidade de Nova Mutum.
Com a nova instalação, a Icofort, que até então operava principalmente no Nordeste, consolida sua liderança no mercado nacional de processamento de óleo de algodão. A planta terá uma capacidade instalada para processar 198 mil toneladas de caroço de algodão anualmente e refinar até 108 mil toneladas de óleo bruto. A operação da nova unidade é projetada para gerar 156 empregos diretos e cerca de 600 indiretos, estimulando áreas como cultivo de algodão, insumos agropecuários, reflorestamento e logística.
Mato Grosso, já um dos maiores produtores de algodão do país, verá um fortalecimento significativo em sua cadeia produtiva com a chegada dessa gigante industrial. A nova planta processará o caroço de algodão local, e também adquirirá óleo bruto de fornecedores do estado, assegurando o fornecimento necessário para atender à crescente demanda por óleo vegetal refinado.
A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt) apoiou a aprovação do diferimento de ICMS, uma medida que visa incentivar o desenvolvimento da indústria local e abrir novas oportunidades para produtores e fornecedores no estado.
A inauguração oficial da planta está prevista para ainda este ano, prometendo um impacto positivo duradouro para a economia regional e para o setor de agronegócio como um todo.
___________________________
LEITORES ESTRATÉGICOS
Participem do canal STG NEWS – o portal de notícias sobre estratégia, negócios e carreira da Região Centro-Oeste: https://x.gd/O20wi